O que você procura
você está no Hospital São Marcos
Hosp Israelita
Hosp Niteroi D'Or
Hosp Assunção
Hosp Norte D'Or
Hosp Badim
Hosp Oeste D'Or
Hosp Bangu
Hosp Quinta D'Or
Hosp Barra D'Or
Hosp Ribeirão Pires
Hosp Bartira
Hosp Rios D'Or
Hosp Caxias D'Or
Hosp SANTA LUZIA
Hosp Copa D'Or
HOSP SÃO LUIZ
Hosp e Mat Brasil
Hosp São Marcos
Hosp Esperança Olinda
Hosp Sino Brasileiro
Hosp Esperança Recife
Hosp Villa-Lobos
Hosp iFor
Hospital Copa Star
HOSPITAL REAL D'OR
Mudar hospital

Releases


26/02/2016 - Hospital São Marcos oferece moderno centro de cardiologia

Integrante da Rede D’Or São Luiz em Pernambuco, o Hospital São Marcos é um dos mais conhecidos do estado. Localizado no polo médico do Recife, a unidade hospitalar oferece à população grande centro de tratamento cardiológico.

 

Com equipe reconhecidamente qualificada – coordenada pelos gestores médicos Fernando Morais, Luiz Carlos Santos e José Breno de Sousa Filho – e equipado com aparelhagem de última geração, o setor de hemodinâmica está apto para o atendimento a pacientes de alta complexidade. Atualmente, tem capacidade para realizar até 300  procedimentos por mês. Dentre eles, estão cinecoronariografia (utilizada no tratamento do infarto agudo do miocárdio), implantes de stents, endopróteses e valvoplastias mitral aorta e pulmonar, com implante de próteses aórtica (TAVI).

 

Também dispõe de equipamentos para a realização de cardiopatia estrutural, destacando o fechamento dos defeitos septais, como CIA (Comunicação Interatrial), CIV (Comunicação Interventricular), persistência do canal arterial, coarctação da aorta e PFO, sendo esse último fundamental para a prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC) em pacientes que apresentam forame oval patente, um defeito congênito. “Na maioria dos pacientes jovens (abaixo dos 55 anos) com histórico de AVC, a causa mais comum e a presença do forame oval patente”, relata José Breno de Sousa Filho, chefe do laboratório de hemodinâmica do Hospital São Marcos.

 

Recentemente, em dezembro, a hemodinâmica realizou a primeira oclusão de um forame oval patente (PFO) numa paciente de 51 anos, com histórico de dois AVCs. O procedimento é indicado para o fechamento do forame oval patente, um pequeno orifício localizado na parede do músculo que divide os átrios do coração. Esse orifício costuma fechar ao nascimento ou durante os primeiros meses de vida. No entanto, em cerca de 25% da população adulta ocorre do forame oval não fechar, o que denomina-se forame oval patente. “O PFO é fundamental na vida intrauterina do feto”, diz o cardiologista. Quando no útero, a comunicação dos dois lados do coração é feita diretamente, pelo forame oval, sem que o sangue passe antes pelos pulmões – uma vez que ainda não se respira ar ambiente. Após o nascimento, é preciso que o sangue seja oxigenado pelos pulmões, antes de chegar ao lado esquerdo. A comunicação direta pode permitir que pequenos coágulos atravessem diretamente do lado direito para o esquerdo do coração, ocasionando alguns problemas, como o AVCI (embolia cerebral paradoxal).

 

Emergência – Outro grande diferencial do Hospital São Marcos é oferecer equipe capacitada para a realização de procedimentos de alta complexidade, inclusive angioplastia 24h, em caráter de emergência no Enfarte Agudo do Miocárdio. A angioplastia é utilizada para desobstruir as artérias do coração com implante dos stents, normalizando o fluxo sanguíneo e restaurando a função do músculo cardíaco. Quanto mais rápido for o atendimento, melhor será a recuperação do paciente e sobrevida. 

 

#RedeDOR #SãoMarcos